Contactos

  • Só Argilas – Comércio de Barros,S.A.
  • Zona Industrial,Azurveira
  • 3770-011 Bustos - Aveiro,
    Portugal

  • Coordenadas GPS: N40.50356, W8.61501
  • Tel (+351) 234 751 533 (Chamada para a rede fixa nacional)
  • Fax (+351) 234 751 534 (Chamada para a rede fixa nacional)

  • email: soargilas@soargilas.pt

Entidades RAL

 

Informação geral relativa a Resolução Alternativa de Litígios de Consumo

A Resolução Alternativa de Litígios de Consumos (RAL) abrange a mediação, a conciliação e a arbitragem. As entidades RAL são as entidades autorizadas a efetuar a mediação, conciliação e arbitragem de litígios de consumo em Portugal que devem estar inscritas na lista de entidades RAL prevista pela Lei n.º 144/2015.

Publicada em 8 de setembro p.p., a Lei 144/2015 aprovou o novo enquadramento jurídico dos mecanismos de resolução alternativa (extrajudicial) de litígios de consumo, criando em Portugal a Rede de Arbitragem de Consumo e estabelecendo um dever de informação, para as empresas fornecedoras de bens ou prestadoras de serviços da existência dos Centros de Resolução alternativo de litígios existentes e aplicáveis ao setor onde as empresas se enquadram.


O consumidor deve sempre contactar primeiro o fornecedor do bem ou o prestador do serviço para tentar resolver o problema.


Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo:

CNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo
Morada: Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, Campus de Campolide, 1099-032 Lisboa
Telefone: 21 384 74 84 (das 15h às 16h)
E-mail: cniacc@fd.unl.pt
Sítio de internet: www.arbitragemdeconsumo.org

Mais informações em Portal do Consumidor: www.consumidor.pt

Mais informações em Portal do Consumidor: (www.consumidor.pt)